Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo

Autor: Psicólogo Alex Tavares.

A partir de hoje, você pode aproveitar (ao máximo) o seu contato com o mar, sem nenhuma culpa!

A sabedoria antiga diz que ficar perto do mar é bom para a nossa saúde. E isso é realmente verdade, de acordo com várias pesquisas científicas!

Então, veja o nosso conteúdo de hoje na beira do mar ou até antes… para depois se divertir, relaxar e deixar que a natureza faça a sua parte na criação de uma vida muito mais saudável para todos nós!

Há inúmeras pesquisas científicas que justificam que a gente mantenha contato direto com a natureza, em todas as suas formas benéficas, como campos, grama, parques, árvores, animais, etc.

Na produção de hoje, focaremos as nossas reflexões nos benefícios que o mar e a praia podem promover no nosso funcionamento psicológico e corporal.

Com isso, estamos afirmando que as praias vão além de gerar momentos de divertimento, elas, efetivamente, podem ajudar na nossa saúde e até reduzir patologias ou auxiliar no processo de cura de várias doenças.

Duvida?

Então, vamos entrar nessa viagem marinha agora mesmo!

Ah! Se você gostar do nosso conteúdo, lembre de compartilhar ele com os seus amigos, familiares e colegas que ainda não aproveitaram os benefícios que o mar e as praias podem nos dar.
Combinado?

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Redução do Estresse e Depressão

Por si só, a praia pode ter um potente efeito relaxante, talvez até para as pessoas que têm fobia da água de mar (que aprendem a lidar com essa situação).

Um dos elementos químicos que pode auxiliar nesse processo de atacar o estresse negativo é a presença de magnésio na água naturalmente salgada, além de várias outras substâncias benéficas.

Lembrando que o magnésio (em nível adequado) relaxa a musculatura do nosso corpo.

Com isso, ela pode reduzir a tensão tanto das articulações, quanto dos nossos músculos. E, desse modo, tendo em vista a ligação entre mente e corpo, também ocorre a diminuição do nível do estresse, da ansiedade e até da depressão.

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Relaxamento e Bem-estar

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelo psicólogo ambiental inglês Mathew White (Exeter), quando colocamos uma pessoa na praia não há nenhuma grande surpresa que ela ficará mais relaxada.
Mathew, e seu grupo de pesquisa, descobriu que as pessoas que viviam perto da costa relatam ter uma melhor saúde, mais qualidade de vida e bem-estar do que as que vivem longe desses locais.

O efeito benéfico foi o mesmo independente do nível econômico das pessoas que participaram dessa pesquisa.

O grupo de pesquisa do psicólogo Mathew também fez experiências de laboratório com o objetivo de estudar os benefícios fisiológicos de uma “vida costeira”.

Eles pegaram pessoas em situações de estresse, como no caso de cirurgias dentárias e as colocaram olhando para uma “praia virtual” (ainda dentro da sala de atendimento clínico do dentista).

O resultado foi que os pacientes relataram menos dor quando estavam no cenário de praia virtual. Ou seja, mesmo o contato com a “natureza artificial” pode ajudar o humano!

O mesmo psicólogo sugere que o contato com o oceano pode ser uma forma muito benéfica de terapia. Nesse sentido, até o surf, ou outro esporte na água, por si só, pode auxiliar no nosso bem-estar e até no cuidado com crianças com algum problema de comportamento, emocional ou doença psicológica.

De acordo com os estudos do professor de saúde comportamental da Universidade da Pensilvânia (EUA), Orfeu Buxton, os sons repetitivos das ondas batendo na costa são tranquilizantes e podem ajudar na entrada de um estado de meditação, e isso ajuda no fortalecimento do cérebro.

O mesmo é defendido pelo médico Richard Shuster, que diz que olhar o oceano muda a frequência do nosso cérebro e nos coloca em estado de meditação.

Conforme pesquisas científicas, cores produzem efeitos psicológicos, emocionais e físicos. Por exemplo, o azul é muito usado para transmitir calma, de acordo com Anne Gherini (Affinity). Por isso, o contato com o mar azul pode ser muito benéfico ao nosso funcionamento psicológico.

O simples contato da nossa pele com a água fria do mar pode ser muito revigorante. Ela acelera os nossos batimentos cardíacos, ajuda no sistema imunológico e pode até reduzir a pressão arterial.
Lembre que os exercícios na água não sobrecarregam os tendões e articulações, como pode ocorrer fora dela. Por isso, são excelentes para quem está acima do peso ou está com problemas físicos.

O caminhar na beira da praia pode ser um belo exercício para todos os membros inferiores (além da nossa mente, é claro!), ativando a funcionalidade das nossas veias e a melhora da circulação sanguínea como um todo.

Você pode testar andar descalço, para ver se isso irá estimular positivamente o seu corpo e a sua mente.

A explicação para investir nisso vem da Acupuntura. Há várias redes nervosas na sola do pé e até pontos que são usados no tratamento de doenças pela Acupuntura.

E mais, assim como nosso pulmão absorve os íons do ar, os nossos pés fazem isso via contato com areia da praia (energia da Terra), isso foi defendido por um estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”.

O efeito pode ser mais potente se você, ao entrar na água, focar a sua consciência no contato com ela, na temperatura, no cheiro, na cor, no ambiente.

Fazendo isso, a sua mente entrará em sintonia com a natureza e as ruminações negativas (preocupações, medos, raiva, etc.) podem ir reduzindo, ficando em segundo plano ou até serem anuladas.

 

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Aumento do Sistema Imunológico

O contato com a água do mar, de acordo com pesquisa feita na Espanha (Universidade de Alicante), pode ajudar no melhor funcionamento celular, beneficiando o nosso sistema natural de defesa biológica (imunidade), fortificando o corpo contra os vírus e as bactérias.

Por óbvio, isso ajuda, e muito, na prevenção de várias doenças.

Isso ocorre, pois, de regra, em cada quilograma de água do mar há 35 gramas de compostos dissolvidos (chamados “sais inorgânicos”) que ajudam no nosso bem-estar.

Nesse sentido, é interessante saber que a água do mar contém cloreto de sódio, além de outras substâncias (como cloro, sulfato, magnésio, cálcio, potássio, bicarbonato, iodo), que, em níveis adequados, são extremamente benéficas ao nosso funcionamento psicológico e físico.

O número de glóbulos vermelhos (células que transportam oxigênio) pode aumentar entre 5 a 20% depois de um banho no mar. O aumento pode ser ainda maior no caso dos glóbulos brancos (células defensivas).

Por isso, o mar é muito útil para quem está com o sistema imunológico debilitado, como nos casos de anemia e níveis altos de açúcar.

Do ponto de vista mecânico, o movimento da água do mar promove uma massagem sobre o nosso corpo, promovendo o sistema circulatório. Com isso, os pacientes diabéticos, os hipertensivos e outros podem beneficiar-se disso.

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Proteção da Pele

A água salgada é reconhecida por ajudar na cicatrização de feridas e outras alterações da epiderme.
Isso ocorre, pois nela há determinados sais minerais que têm efeitos antibióticos. E isso ajuda no alívio (quase que imediato do desconforto) e até na cicatrização de várias doenças cutâneas.

Os sais minerais, em conjunto com o adequado sol da beira da praia regeneram a pele. Isso ocorre pelo efeito desinfetante do sol e drenante do mar, os quais auxiliam na limpeza das impurezas.

O contato com a água naturalmente salgado auxilia no processo de eliminação de pele morta, pois gera uma leve escamação. Com isso, ela pode ser um recurso natural para o tratamento de alterações, como, por exemplo, da caspa.

Também podem beneficiar-se desse fenômeno positivo as feridas, as inflamações, as dermatites, as úlceras, o lúpus, a acne e, sobretudo, a psoríase.

Lei mais sobre doenças da pele no artigo que escrevemos para o CoMental (Congresso On-line de Saúde Mental).

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Cuidado da Respiração

O ato de aproveitar, com consciência, a respiração da brisa do mar, por exemplo, numa simples caminhada de pé descalços pela praia pode gerar ótimos benefícios, inclusive comprovados por estudos científicos.

Uma pesquisa realizada na Austrália provou que a inalação da brisa marinha alivia a sinusite e até a tosse.

O fundamento está no cloreto de sódio presente na água do mar e no vento que ali circula.

Além disso, a brisa da água marinha ajuda no processo de eliminação de várias toxinas, inclusive das presentes nos nossos pulmões.

E mais, quando mergulhamos no mar, tendemos a expirar o “ar velho” que está nos pulmões. Esse processo proporciona a “limpeza dos brônquios”.

O ato de andar na praia e respirar o ar misturado com o sal do mar ajuda a acalmar o cérebro e tem efeitos anti-depressivos, em virtude, também, da estrutura de íons negativos presentes no ar oceânico.

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Desenvolvimento Pessoal com saúde e ciência

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Tratamento da Insônia

Pelo fato de o contato com a água de mar melhorar a respiração, a tensão dos músculos, as articulações, gerar a redução do estresse negativo, distrair a mente ele é uma ótima alternativa para reduzir a insônia.

Isso ocorre, pois quando estamos com o corpo e a mente mais relaxados, o dormir fica mais fácil e o sono pode ser mais pesado, com sonhos e até ser muito mais revigorante, nos preparando para um novo dia de muita praia!

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Regula o Metabolismo

Como já analisamos, a água marinha contém vários minerais, e eles estimulam o bom funcionamento da tireoide, nossa glândula que regula o metabolismo.

Em verdade, o iodo é indispensável para que a tireoide possa sintetizar e liberar na circulação sanguínea os seus dois hormônios: tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Esse hormônios são uns dos responsáveis pelo bom desenvolvimento físico e neurológico. Além disso, ajudam no fluxo de energia e são muito importantes para o adequado funcionamento de vários órgãos vitais.

O consumo de iodo é tão importante que a venda obrigatória de “sal iodado” foi instituída há anos no Brasil.

A falta de iodo pode gerar “rebaixamento mental”, bócio e outras doenças. O seu uso em excesso também é muito prejudicial à saúde e pode gerar doenças, como, por exemplo, o hipertireoidismo, a “Tireoidite de Hashimoto”, etc.

No mar, nas suas condições normais (sem contaminações das máquinas humanas), o iodo é adequado à nossa fisiologia e, por isso, um ótimo promotor de saúde.

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Aumento dos Músculos

Quando estamos dentro do mar, em virtude do movimento das ondas, somos obrigados a fazer mais esforço para manter o equilíbrio nesse vai e vem marinho.

Com isso, esse processo acaba por ajudar na tonificação dos músculos, com pouco impacto sobre as articulações.

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo | Diminuição da Dor

Por incrível que pareça, o mar tem efeitos analgésicos!

Por isso, o contato com ele é muito benéfico para quem tem problemas musculares, dores, alterações nas articulações, transtornos vertebrais, reumáticos, circulatórios, pós-traumáticos e até na recuperação de intervenções cirúrgicas.

A água marinha pode até abrandar o avanço do reumatismo em longo prazo. Principalmente se o paciente segue uma boa dieta e tem hábitos de vida saudáveis.

 

Livros | Agendar atendimento | Cursos

Se você está gostando dessa produção, talvez goste destas também:

 

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo

Então, o que você achou da nossa produção relacionando Psicologia e os benefícios do mar e da natureza?

Você já sentiu algum dos efeitos positivos da praia no seu funcionamento psicológico e no seu corpo?

Se quiser, pode compartilhar com a gente todas as suas vivências nessa área!

E, se você gostou desse conteúdo, lembre de compartilhar ele com os seus amigos, familiares e colegas que ainda não aproveitaram os benefícios que o mar e as praias podem nos dar.

Ah! Também pode mostrar para aqueles que gostam do mar, assim eles saberão o motivo dessa paixão!

Combinado?

Té +!

Autor: Psicólogo Alex Tavares.

 

Psicologia, Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo
5 (100%) 5 vote[s]

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.