Acupuntura é eficaz para tratar dor do pós-operatório

Cada vez mais a Acupuntura clínica vem adquirindo um enorme respaldo científico da sua grande ação preventiva e terapêutica.

Estudos são apresentados a todo instantes apontando os excelentes resultados desta técnica milenar de promoção de saúde, inclusive sem o uso de remédios.
O “Ministério da Saúde” do Brasileiro, em consonância com as diretrizes apregoadas pela “Organização Mundial da Saúde” (OMS) e as resoluções dos Conselhos Federais da área da saúde (ex.: Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, TO, Odontologia, etc.) já vem adotando a prática da Acupuntura no “Sistema Único de Saúde” (SUS). A intenção é promover tratamentos rápidos (10 sessões), com resultados duradouros, menor custo à saúde do paciente (ex.: menos efeitos colaterais) e diminuir brutalmente os gastos com remédios.
Acupuntura
Uma revisão sistemática das pesquisas clínicas controladas foi publicada na edição on-line do “British Journal of Anaesthesia”. O referido estudo chegou à conclusão de que a Acupuntura pode ser muito útil no manejo da dor pós-operatória (quando utilizada entre 8 e 72h após a cirurgia).
O estudo foi desenvolvido por pesquisadores do departamento de anestesiologia do “Duke University Medical Center” (nos EUA) e incluiu 15 ensaios.
Depois de analisarem os resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão que mais de 1.166 pacientes relataram uma significativa diminuição da dor depois de fazerem tratamento com a Acupuntura. Não bastasse esse ótimo resultado, a Acupuntura fez com que os pacientes necessitassem de menos morfina e outros opióides, sentindo assim, muito menos efeitos colaterais (ex.: náusea, prurido, tontura, retenção urinária).
Os autores da pesquisa chegaram à conclusão que a Acupuntura é um meio eficaz para o tratamento da dor no pós-operatório.
Em média, 80% das pessoas que se submetem à cirurgia sentem dor, sendo assim, a Acupuntura pode ser um grande auxilio (não medicamentoso) para promover uma melhor qualidade de vida neste período.
Vale lembrar que a ação clínica da Acupuntura expande-se para além dos tratamentos da dor, passando por outros desconfortos psicológicos, comportamentais e físicos. Ex.: depressão, estresse, ansiedade, insônia, infertilidade.


Envie suas críticas,  dúvidas e sugestões clicando aqui.
Se essa informação lhe ajudou de alguma forma, escreva o seu comentário e compartilhe nas redes sociais. Assim, criaremos e promoveremos conhecimento.

Você quer comentar agora?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.