Como Tratar Depressão, Quais São as Causas, os Sinais e Sintomas?

 

Como Tratar Depressão: Definição de Depressão

Depressão é uma psicopatologia que afeta o organismo de forma sistemática, pois o transtorno gera sinais e sintomas que podem afetar vários sistemas: pensamentos, afetos, comportamentos e estados fisiológicos.

 

Como Tratar Depressão: Sinais e Sintomas

Na depressão o sujeito sente um “rebaixamento” do seu humor, uma “redução da energia” e, em virtude disso, pode apresentar diminuição importante de várias de suas atividades rotineiras (ex.: higiene pessoal, trabalho, lazer, contatos sociais, limpeza da moradia, desejo sexual, etc.).

A possível alteração da capacidade de experimentar o prazer pode aumentar o isolamento social, assim como a perda de interesse e diminuição da capacidade de concentração pode prejudicar estudos, trabalho e demais atividades rotineiras.

Problemas na qualidade do sono são frequentes, tanto da insônia (inicial, meio e final de noite).

A diminuição do apetite pode aumentar o estado de fadiga e isolamento, por falta de nutrição básica para manutenção do sistema fisiológico, gerando mais consequências negativas aos demais sistemas (ex.: psicológico, comportamental).

A presença de diminuição da auto-estima, da autoconfiança e aumento de ideias de culpabilidade e indignidade pode prejudicar vários campos de atividade.

 

Como Tratar Depressão: Dados de Pesquisas

A prevalência da depressão em adultos, nas amostras comunitárias, varia de 5 a 9% (para as mulheres) e de 2 a 3% (para os homens); os referidos índices, em tese, não têm relação com: etnia, educação, rendimentos ou estado civil.

O risco para depressão durante a vida em amostras comunitárias tem variado de 10 a 25% (para as mulheres) e de 5 a 12% (para os homens).

A depressão é 1,5 a 3 vezes mais comum entre os “parentes biológicos” em primeiro grau de pessoas com esta patologia.

 

Como Tratar Depressão: Quais São as Causas da Depressão?

A depressão é uma doença com causas multifatoriais.

Assim, a depressão pode ser gerada por: traumas psicológicos, dificuldades sociais, alterações negativas do funcionamento neuropsicológico, crises familiares, perdas econômicas, problemas no trabalho, etc.

 

Como Tratar Depressão com Estratégias Científicas (e Sem Remédios)?

Existem várias táticas científicas para tratar a depressão, entre elas destaco as seguintes:

 

Palavras-chave: depressão, sintomas de depressão, como tratar uma pessoa com depressão, como tratar uma depressão, como tratar da depressão.