Psicologia On-Line e Psicoterapia Virtual: Psico a Distância (Psi AD), Atendimento Psicológico Científico, Breve e Focal Via Internet
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Psicologia On-Line e Psicoterapia Virtual: Psico a Distância (Psi AD), Atendimento Psicológico Científico, Breve e Focal Via Internet
Nesse artigo você vai aprender, de forma rápida e objetiva:
- O que é psicologia a distância (on-line, via internet, mediada por computador).
- Quais são as áreas da Psicologia a distância.
- Como é feito o atendimento via internet.
- Se é obrigatório que o paciente (sempre) acesse a internet junto com o psicólogo.
1. O que é Psicologia on-line, Psicologia a distância (Psi AD) ou serviços psicológicos mediados por computador?
São intervenções profissionais realizadas com fundamento em ciência, em normas, em doutrina, na ética, na experiência clínica, administradas pelos psicólogos, de forma “não presencial” (via on-line).
Assim, as intervenções em Psicologia on-line devem ser pautadas em critérios científicos, podem ser pontuais, curtas, extensas, informativas e/ou clínicas.
Esse tipo de atendimento psicológico via internet não tem limite do numero de sessões desde a Resolução CFP nº 11/2018 (antes dela havia o limitador de até 20 sessões virtuais).
Os atendimentos online, assim como os presenciais, são regulados pelo “Conselho Federal de Psicologia” (CFP).
2. Quais são as áreas em que a Psicologia a distância trabalha?
Atualmente, o campo de trabalho on-line do psicólogo circula nas seguintes áreas:
- Psicoterapia on-line.
- Coach virtual.
- Supervisão a distância.
- Mentoria virtual.
- Tutoria on-line.
- Orientação psicológica on-line.
- Orientação afetivo-sexual via internet.
- Orientação profissional digital.
- Orientação de aprendizagem on-line.
- Psicologia escolar digital.
- Intervenção ergonômica virtual.
- Consultorias a empresas via internet.
- Reabilitação digital (cognitiva, ideomotora e comunicativa).
- Processos de seleção de pessoal via internet.
- Utilização de testes psicológicos informatizados e on-line.
- Softwares informativos, educativos e clínicos com resposta automatizada (robôs), etc.
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3. Como é feito o atendimento via internet?
Primeiro, antes de iniciar a intervenção propriamente dita, o paciente deve ser informado sobre as diferenças entre “Psicoterapia presencial” (no consultório) e “Orientação Psicológica on-line” (via internet).
Depois são explicados os riscos e os benefícios do serviço on-line.
A seguir, ocorre uma “análise da demanda” do paciente e a identificação dos melhores meios de contato on-line.
Após, é feita a escolha da forma de contato e do suporte de comunicação virtual (ex.: Skype, Whats, GoogleTalk) é agendado o início da intervenção com o uso da Psicologia via internet (usando de métodos de segurança digital – ex.: senhas, antivírus, antispyware, antimalwares, etc.).
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4. O paciente deve (sempre) acessar a internet junto com o psicólogo?
Não necessariamente. Isso depende da necessidade do paciente e do contrato de intervenção (ex.: forma de contato).
Se o contato for sincrônico (“comunicação instantânea” – ex.: Whats, Skype, GoogleTalk) é agendado um dia e horário para acesso simultâneo (do psicólogo e do paciente), pois eles devem estar juntos (ao mesmo tempo) no sistema de comunicação virtual.
Se a intervenção for assincrônica (“comunicação espaçada”, em horários e dias diferentes – ex.: e-mail) o paciente envia suas questões e o psicólogo responde, no máximo, após sete dias.
Ficou com dúvidas, então entre em contato clicando aqui.
Formulário de contato on-line e 24 horas:
Etiquetas: psicologia on-line
http://Ana%20Paula
Muito bom o conteúdo! Muito obrigada!
http://Ruan%20Zaniratiue
Show o conteúdo! Muito obrigado!
http://Sandra%20Cristina
Amei! Muito obrigada!